Pensando no momento que estamos vivendo por conta da pandemia causada pelo Covid-19, vimos que muitos empresários estavam se sentindo sem esperanças para passar pela quarentena da maneira mais tranquila possível, sem sofrer tanto com suas consequências.

Por isso, convidamos a Aline, da Oficina Assessoria, para participar da nossa Live e conversar um pouco sobre comunicação e estratégias que podem ser colocadas em prática para manter negócios abertos, trabalhando com o atendimento ao público.

Aline atuou por muitos anos em indústrias e em 2015 fundou a Oficina Assessoria, onde atende seus clientes (nós somos um deles) e desenvolve estratégias de comunicação, trazendo toda bagagem de conhecimento adquirido durantes seus anos em grandes empresas.

Durante o bate-papo, eu e a Aline conversamos e trouxemos exemplos de como se manter durante a quarentena.
Analisando os pontos abordados na conversa, é possível entender que as principais ações que devem ser tomadas em um primeiro momento são de reavaliar o seu público, entender como é a jornada do seu cliente e quais podem ser seus possíveis novos clientes.

Basicamente, é fundamental saber como se comunicar com seu público, saber quais são suas demandas, o que sentem falta no mercado hoje e como você, sendo dono de negócio, pode preencher essa necessidade.

Para isso, Aline traz diversas opções de plataformas e ferramentas que podem ser utilizadas para entender as estratégias da empresa: como o Canvas, que ajuda a fazer mapeamentos de negócio e a análise SWOT, utilizada para entender principalmente as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades. Ambos podem ser encontrados na internet e aplicados facilmente nas empresas.

Planejamento é outro ponto que deve ser citado aqui. Determinar onde quer chegar e qual caminho tomar para conseguir eficiência no que deseja é uma das bases para montar um planejamento que, quando praticado da maneira correta, possui grande eficácia. Aline comenta que, pensando no momento atual, onde todos estão em suas casas, o contato com o público acaba não sendo mais presencial, é necessário pensar agora em planejar uma comunicação digital, movimentar as redes sociais é uma ação obrigatória. Planejar posts, saber o que falar e, mais uma vez, entender o que seu público quer saber.

Por isso, pensar em todos esses pontos e colocar em prática é a primeira medida a ser tomada!

Esse é o momento de pegar o papel e planejar quais serão as tomadas de decisão daqui para a frente.
Para saber mais detalhes, dicas e entender como funciona uma assessoria de relações públicas, você pode ouvir esse bate papo na íntegra, disponível no Spotify, em nosso novo Podcast: Papo Concreto.

Espero que esse conteúdo auxilie você.