Convidada pela Sanco para participar deste blog, decidi trazer um dos assuntos que mais amo, o design mobiliário brasileiro.

 

O design brasileiro está sendo cada vez mais reconhecido lá fora e, a cada ano, é mais destaque no iSalone, Salão Internacional de Milão. O iSalone é uma espécie de termômetro mundial para o que é tendência na decoração de interiores. Em 2019, os móveis brasileiros contaram com uma Mostra exclusiva, a Be Brasil.

 

A estrutura mobiliária artesanal e as possibilidades de materiais trazem novas leituras e inspiram a criação desses grandes artistas. A madeira natural, a ergonomia e o acabamento, levam a diversidade brasileira para o mercado internacional. Aqui, temos uma Flora incrível, que fornece materiais exclusivos para a produção desse mobiliário. A fibra de bananeira, o Jacarandá, a cana de açúcar (usada por Sérgio Rodrigues em suas cadeiras de jantar), os diversos biomas e regiões – Amazônia, Cerrado, Pantanal, Sertão Nordestino e os Pampas Gaúchos – proporcionam uma gama imensa que levam originalidade a essas peças.

 

Muitos designers incríveis nacionais têm se destacado. Joaquim Ferreira, José Zanine Caldas e Oscar Niemeyer foram os profissionais brasileiros que abriram o espaço e começaram a desenhar móveis no Brasil. Nomes como Alfio Livi e Lina Bo Bardi, italiana radicada no Brasil, também contribuíram muito para os primeiros traços.

 

Nos últimos anos, novos talentos ganharam a cena como os irmãos Campana, artistas incríveis, Jader Almeida e Zanini de Zanine, que traz uma releitura de obras do pai e une ideias antigas com o novo estilo industrial. Destaques como Baba Vacaro, que foi a Designer responsável pelas lojas Anne Fontaine, em Paris, e tantos outros designers incríveis que tem evidenciado o talento brasileiro.

 

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, aconselho conhecer também os designers Sérgio Rodrigues, Bruno Falks, Sérgio Fahrer, Reginaldo Fafon, Regiane Carvalho, Di Putti, Etel Carmona, Jaqueline Terpins, Ronald Sasson, Roberta Rampazzo, Guilherme Wentz, Tadeu Paisan, Jayme Bernardo (que está lançando peças maravilhosas), Arthur Casas, Geraldo Barros, Sérgio Bernardes, Pedro Franco, Marcelo Ligiere e Rodrigo Ohtake (neto de Tomie Ohtake).

 

Muitas peças desses artistas estão na Dei Mobili ou já estiveram na loja em algum momento. O design sempre me fascinou e por isso minha loja foi criada, para trazer peças assinadas e exclusivas para os clientes da região.

 

Prestigie o design brasileiro!

 

Conheça mais sobre o trabalho da Cida, no canal da Editora Psiquê: