O Tijolo Ecológico X Tijolo Convencional
Convidada pela Sanco Engenharia, trouxe um assunto que gosto muito de dividir: o uso do tijolo ecológico na construção civil.
O tijolo ecológico é um tipo de bloco feito de solo-cimento, sua composição primária consiste em terra, cimento e água. Recebe o nome de ecológico devido a três principais características: não é cozido em forno – processo que consome madeira e ainda resulta na emissão de gases poluentes; a proporção de utilização de cimento é de apenas 10% do total da massa e permite que seja incorporado resíduos da construção civil ou orgânicos, como bagaço de cana, na sua composição; e o consumo de argamassa de assentamento é significantemente menor do que o utilizado em alvenaria convencial devido aos encaixes existentes nos tijolos, podendo ser substituído por cola PVA.
Quais as vantagens de usar o tijolo ecológico?
Além de não precisar ser levado ao forno, ele é modular e instalado com encaixes, como se fosse um lego. Uma outra vantagem é a possibilidade de passar o encanamento de elétrica e hidráulica por dentro dos furos, o que evita a necessidade de cortes e geração de entulho na obra. Mas atenção: é preciso mão-de-obra especializada, bons projetos e um fabricante que garanta que as exigências da norma brasileira que especifica o uso de tijolo ecológico -NBR 10834:2013 – seja atingida.
Para a comparação de valores em relação ao tijolo comum, é importante considerar sempre o valor final da obra e não o valor unitário de cada um dos tijolos. Assista o vídeo a seguir para mais informações e exemplo do uso de tijolo ecológico em uma construção.